sábado, 24 de novembro de 2012

#14 Resenha - Marcas Indeléveis


"Ame e o amor lhe levará por caminhos, veredas, canções e emoções errantes, inimagináveis, incompreensíveis aos olhos dos loucos que não conhecem a lucidez da loucura de amar...” Marcas Indeléveis é uma história baseada em fatos reais - amor, ódio, sexo, traição, violência doméstica, culpa e redenção. Esther vive uma trajetória de perdas e frustrações e parece não aprender com os próprios erros... Após várias tentativas frustradas ela desiste do amor até encontrá-lo de maneira inesperada e nunca antes sentida.
*****
Quando chegou  a sua casa, fechou a porta atrás de si e gritou, gritou com a alma. Lembrou-se do atentado que ocorrera no World Trade Center, em Nova Iorque, três dias ants. A imagem das torres gêmeas caindo; aquela nuvem de fumaça; o fogo; as pessoas correndo e gritando de um lado para outro, fora uma "visão do inferno". A vida de Esther também fora destruída literalmente. Sentia uma dor física. Seus sonhos, seu casamento, todas as suas ilusões. Tudo fora destruído pelas mãos de um homem o qual amava, apesar de tudo.
Marcas Indeléveis - Ahtange Ferreira. Pg. 156
Emocionante é a palavra que define a estória de Esther em Marcas Indeléveis.
A emoção que Ahtange transmite é incrível. Confesso que quando comecei a leitura pensei que fosse me deparar com mais um romance água com açúcar, mas logo a história de Esther começa a se desenrolar e você repara que nada será fácil para ela. Digamos que a tristeza é algo que se enraíza na vida dela, porque nunca vi uma personagem para não conseguir que nada dê certo.
A estória começa contando um pouco sobre a infância difícil de Esther, que deixa a família para morar na cidade na tentativa de tentar mudar de vida, mas ela acaba conhecendo o verdadeiro inferno, quando uma das filhas de D.Sílvia passa a se incomodar com a presença da menina que atrai um dos garotos que ela era apaixonada. Essa é uma das histórias de amor desastrosas de Esther, que logo que se envolve, entra num caminho sem volta que acaba levando-a novamente a tristeza.
Com uma tristeza profunda ela volta para casa, e começa a tentar seguir sua vida, ate se envolver com Marcos, o homem que parece ser o príncipe encantado que faz com que Esther passe a acreditar novamente no amor e na construção de uma família. Ela passa a se envolver, até ficar grávida e ele fazê-la abortar o filho, depois disso tudo começa a tomar um caminho diferente até ela finalmente descobrir que está envolvida em um triângulo amoroso, e que no seu caso ela não passa de uma amante.
A estória de Esther é a de milhões de brasileiras, assim que terminei o livro ela me lembrou dos episódios das Brasileiras que passou na Rede Globo, e penso que Marcas Indeléveis teria um futuro brilhante se tornando uma minissérie ou um filme. Emocionei-me demais com a história, a cada página você fica torcendo por ela, tinha hora que me sentia em um filme de suspense, porque já reparamos que vai dar errado, mas ela por ser uma mulher romântica acaba sendo levada por todos.
Esther é a personagem que conquista qualquer um, uma mulher de fibra, mas maltratada pelo destino e pelos homens que passam em sua vida, e mesmo quando tenta se dedicar a um erro, na tentativa de acertar, aparece outro infeliz para deixá-la confusa. A luta dela é na procura de um verdadeiro amor e a construção de uma família, mesmo que para isso tenha que ser pisada e ficar com marcas profundas.
O final do livro me surpreendeu, tive raiva daquele miserável - NÃO VOU CITAR NOMES – ter aparecido depois de tanto tempo com aquela conversinha, ainda bem que Esther não se abalou e seguiu o coração dela, pela primeira vez, ela acertou e merece meu respeito. Essa é a busca de Esther, numa caminhada para a felicidade e alcançar o respeito de todos.
A vida deixa marcas, e muitas delas são marcas indeléveis como as deixada em Esther, com o tempo cicatrizam, mas doem cada vez que são lembradas.
Créditos:
Livro - Marcas Indeléveis
Autora - Ahtange Ferreira
Ilustração - Gbr Aguiar
Editora - Modo
Páginas - 201
Como comprar? Editora Modo

5 comentários:

  1. Olá parceiro que alegria sua resenha...
    Amei a forma como se referiu ao meu trabalho e foi maravilhoso saber que o objetivo está sendo alcançado. Obrigada pelo carinho e pela parceria.
    Sua opinião é muito importante. Linda resenha, amei de coração. Obrigada pelo carinho.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Mateus amei sua resenha, difícil ver um homem gostar de romance. Marcas Indeléveis e uma história linda sou apaixonada por tudo que a Ahtange escreve ela é uma poetisa maravilhosa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha o livro da Athange é realmente muito forte e trata de um assunto muito sério a violência contra a mulher.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. A acho que toda mulher tem um pouco de Esther dentro de si. As lutas e derrotas dela podem sim representar um pouco da alma feminina...

    Parabéns.

    Lu. Franzin

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha, você soube tratar o livro com a sensibilidade que ele merece!
    Eu li Marcas Indeléveis e adorei a escrita da Ahtange Ferreira. Parabéns a autora!

    Abraços Fabi

    ResponderExcluir