terça-feira, 10 de julho de 2012

Renata Muller - Antes de você chegar

Renata Muller mora em Florianópolis, é servidora pública, casada e viciada em livros. Estará publicando na Bienal de São Paulo, seu primeiro livro, Antes de Você Chegar pela Editora Modo.


“Sério. Não cabe mais nada na minha estante.
As prateleiras estão tão lotadas que estou com medo que elas caiam (risos).”


Renata Muller, comentando ao Blog Revista Ouro sobre o seu vício com Livros
.

Quando surgiu seu interesse pela leitura? Conte-nos um livro que tenha marcado sua vida.

Eu me lembro de ser bem pequena e minha mãe ler para mim. Ela lia um livro chamado “Um bom diabrete” e eu não conseguia dormir de empolgada que ficava com a história. Minha mãe deve ter ficado aliviada quando o livro terminou, porque eu sempre fazia ela ler “só mais uma página”. O fato é que logo na primeira linha, eu já tinha sido mordida pelo bichinho da leitura.

Acho que não teve um único livro que me marcou. Foram vários. Normalmente, um livro marca determinadas passagens da minha vida. O primeiro, aquele que minha mãe lia para mim. Depois, o primeiro livro que eu li sozinha quando eu era criança: “Sozinha no Mundo”, de Marcos Rei. Em seguida o primeiro livro que eu senti que era mais adulto que eu li: “Os três mosqueteiros”. Esse ultimo eu considero um dos livros que mais me ensinou a ser humana, porque ele me forneceu minhas primeiras noções sobre honra e sobre guardar segredos. Nunca esqueci.


Quando você começou a escrever?

Acho que sempre escrevi, mas sem papel e caneta. Nós viajávamos frequentemente quando eu era criança e eu ficava inventando historinhas na minha cabeça para me entreter. Comecei a escrever mesmo quando tinha uns treze anos, que foi quando comecei a manter diários. Isso foi logo depois que uma escritora visitou o colégio que eu estudava. Descobri que escritores eram pessoas normais e descobri que tinha vontade de fazer isso.

Como é seu processo criativo?

Eu gosto de criar personagens e imaginar como seria uma cena com eles. Tenho dezenas de cadernos de rascunho onde eu experimento os personagens. Isso sempre é antes de começar uma história. Quando eu começo, a primeira coisa que eu me preocupo é fazer um esboço. Não é um resumo, mas uma lista de coisas que precisam acontecer para que a história esteja completa. Depois disso, eu começo a rascunhar e, paralelamente, faço um planejamento mais detalhado da história.

Gosto de trabalhar com a história planejada, já que eu tenho uma tendência muito grande a me distrair na metade do caminho. Planejamento, então, é um guia que vai me colocar de volta nos trilhos se eu me perder.

Quais são suas influências para escrever?

Acho que os autores que mais me influenciarem literariamente foram Machado de Assis, Mary Stewart e Neil Gaiman. Machado de Assis porque foi o primeiro autor que me ensinou que um morto poderia ser um narrador, com Brás Cubas; Mary Stewart porque me mostrou que às vezes é preciso mais do que romance para amarrar uma história; e Neil Gaiman, não só porque é meu autor favorito, mas por ter me ensinado sobre alternar humor com coisas mais sérias e como fazer uma cena se tornar verdadeiramente engraçada.

Como surgiu a idéia de escrever Antes de você chegar?

Surgiu com um rascunho de cena que eu estava fazendo para dois personagens que eu estava trabalhando. Era uma cena em que os dois, um casal que mal se conhecia, estavam dentro de um carro no meio de lugar nenhum. Não achei que a cena funcionaria na história que eu estava trabalhando, mas percebi que o diálogo entre os dois tinha uma qualidade interessante. Percebi que tinha alguma coisa ali para ser explorada. Foi quando eu comecei a pensar na garota da cena como uma narradora e comecei a trabalhar a história dela.

Quais foram suas dificuldades para escrever Antes de você chegar?
Minha maior dificuldade está no fato de que eu estava tratando de muitas coisas que para mim são desconhecidas. Ana Maria, a personagem principal, é extremamente diferente de mim. Muitos eventos da vida dela são assuntos familiares, coisas que parentes ou amigos passaram, mas que eu nunca vivenciei. Foi um trabalho delicado, mas fiquei satisfeita com o resultado.

Fale um pouco sobre Antes de você chegar?

“Antes de você chegar” conta a história de Ana Maria. Ela é uma moça sem grandes expectativas e grandes objetivos na vida. Isso começa a mudar quando ela conhece um homem que vinha a perseguindo. Ela começa, então, a reavaliar o que viveu e as consequências do seu passado na sua vida. Basicamente, é uma história sobre crescer e crescer nem sempre é fácil.

Quais foram as dificuldades encontradas na procura por uma editora?

Quase nenhuma. A Adriana Vargas, agente literária da Modo Editora e coordenadora do Clube dos Novos Autores, já conhecia o meu trabalho e sugeriu que eu apresentasse o meu original para avaliação para a Modo. Foi uma coisa bem de supetão, porque eu não esperava uma aprovação na primeira tentativa. Sempre tinha escutado que as editoras não se interessavam por autores iniciantes e que seria difícil conseguir publicação. É muito bom saber que existem editoras que estão dispostas a arriscar com novos talentos.

Como está a preparação para o lançamento?

Nós vamos lançar na Bienal do livro em São Paulo. Está marcado um evento de autógrafos no dia 17 às 16 horas. Estou tentando não pensar muito sobre o assunto, para não ficar nervosa demais. Eu sou daquelas pessoas que quando se empolga não consegue dormir. Estou prevendo muitas noites insones pela frente.

Como foi a reação de sua família e amigos aos saberem que você estaria publicando um livro?

Todos ficaram muito empolgados, mas a reação mais comum acho que foi “finalmente”. Todos já sabiam que eu escrevia há bastante tempo, eu publicava fanfictions online. Acho que muitas pessoas esperavam que o primeiro livro viesse antes. No final, acho que tudo segue o seu próprio tempo.

Como você vê o mercado literário para novos autores e o trabalho de divulgação desenvolvido pelos blogueiros literários?

Acho que é um mercado difícil para o novo autor, especialmente porque muita coisa depende dele. Não existe o publicar que o livro magicamente irá se vender, que algumas vezes nós tendemos a acreditar. O autor tem que ajudar a divulgar o seu trabalho. Nisso os blogueiros são verdadeiros parceiros. Adoro o trabalho que a maioria dos blogueiros faz e os admiro bastante porque não é fácil manter uma comunidade de leitores fieis.

Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para novos livros?

Eu tenho várias histórias engatilhadas. O difícil é conseguir o tempo para trabalhar todas elas. Sou meio adepta do que dizia Roland Barthés. Ele dizia que se você fala sobre o projeto, as chances são de você nunca o concluir. Prefiro manter a história para mim até ter certeza de que tudo está se encaminhando para uma conclusão.

Deixe um recado para outros jovens que estão ou pensam em escrever um livro.

Acho que o meu maior conselho seria não desistir. Tanto de escrever quanto de publicar. Às vezes escrever é difícil e você vai encontrar muitos bloqueios. Às vezes você se sente inspirado e tudo funciona bem. A questão é que você não vai estar sempre inspirado e precisa aprender a lidar com isso. No final das contas, o que você escreve quando estava inspirado é tão bom quanto o que custou para sair. Tenha confiança e sempre procure mais de uma opinião. Sempre vai haver as pessoas que amaram o que você escreve e as pessoas que não vão gostar. O importante é continuar escrevendo. Nunca parar de escrever, mesmo porque a prática faz a perfeição.

Considerações finais

Gostaria de agradecer essa oportunidade de estar divulgando meu trabalho na Revista Ouro e convidar a todos para me visitarem no dia 17 na Bienal, às 16 horas no estande JR 78 (estande da Editora Delicatta). Muito obrigada.


2 comentários:

  1. Obrigada pela oportunidade de divulgar o meu trabalho, Valber! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista. Depois de ler o primeiro capítulo de Antes de Você Chegar, fiquei com muita curiosidade sobre a autora e sua obra. Será um sucesso, sem dúvida!!!

    ResponderExcluir