quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Samanta Holtz - O Pássaro

"Sou uma pessoa otimista, de bem com a vida e, apesar de sabermos que o mundo anda tão obscuro, ainda acredito na bondade que existe dentro de cada coração e na realização dos nossos sonhos!"

Nascida e moradora de Porto Feliz, interior de São Paulo. Samanta Holtz é a autora do romance "O Pássaro" que será publicado pela Editora Novo Século no mês de fevereiro.

Nasceu no Dia Mundial do Livro, dia 23 de abril, e, desde muito pequena, escrever é uma paixão irrefreável! Tinha tanto amor pelas palavras que, aos cinco anos, antes mesmo de entrar para a escola, um dia foi pega conseguindo ler!

Ama animais, crianças, a natureza e as pessoas costumam dizer que está sempre com um sorriso no rosto! Ainda perguntam: "Todo mundo em Porto Feliz é assim, FELIZ?" rs...



Quando começou a escrever?

Quando tinha sete anos, era apaixonada pelos gibis de Mauricio de Souza e, inspirada por eles, comecei a montar os meus próprios. Inventei alguns personagens e, com um maço de folhas sulfite grampeadas no meio, passava o dia inventando histórias! Aos nove, comecei a escrever pequenos contos para minha professora - quase toda semana, mandava uma diferente. Daí em diante, comecei com as poesias, reflexões, pequenos textos... e, aos 14, comecei meu primeiro romance, chamado "Renascer de um Outono". Era apenas uma ideia num papel que, com o passar dos dias, foi tomando e tomando forma até se transformar num romance de mais de 300 páginas! Em seguida, veio "Corpo & Alma", "O Pássaro" (que lançarei agora, em janeiro) e meu mais recente bebê, o "Quero ser Beth Levitt", que pretendo buscar a publicação no final do ano.

Como é seu processo criativo?

Não tenho muitos segredos ou 'táticas'. Normalmente, a obra começa a partir de uma ideia que surge em minha mente do nada. Em todos os meus romances, foi assim! Anoto o que pensei e, então, sento-me ao computador e começo a escrever. Normalmente, não tenho nada planejado; só me concentro no momento em que quero chegar e na personagem que criei e, a partir disso, o começo da história simplesmente vem. Não sou do tipo de escritora que já sabe cada detalhe do que vai acontecer - todos eles acabam surgindo durante o processo de escrever, e é maravilhoso! Como se as ideias já estivessem todas ali e, de repente, fossem desenterradas uma a uma, no momento certo. Aí, chega uma hora em que a quantia de detalhes é grande demais, e só então eu paro, monto um resumo dos acontecimentos e volto à narrativa. Quando termino, releio a obra inteira, vejo se está bem escrita, se todos os fatos estão bem amarrados e coerentes e, normalmente, reviso ainda mais uma vez (risos!). Como também trabalho, a falta de tempo faz esse processo levar cerca de 2 anos, normalmente.

Como surgiu a ideia para escrever O Pássaro?

Como sempre... "do nada"! (risos) Nunca sei de onde as ideias vieram, elas começam a tomar forma sozinhas em minha imaginação. É mágico! Talvez o que tenha ajudado na criação de "O Pássaro" foi meu gosto pela Idade Média. Quando estudava esse período histórico no Ensino Médio, ficava fascinada. Imaginava como seria, para uma garota determinada como minha personagem Caroline, viver nessa época em que a mulher não tinha voz. Como um casal apaixonado faria para viver seu amor, quando a moça normalmente tinha casamentos arranjados... Acredito que isso tudo foi construindo Caroline dentro de mim e, de repente, ela apareceu e acenou para mim, prontinha para eu inventar uma história para ela!

Quais foram as dificuldades encontradas na procura por uma editora?

Inúmeras. Apesar de respeitar muito a publicação independente, eu ainda tentava a aprovação das grandes editoras - e isso, desde o meu primeiro romance. Ouvi vários NÃO's, outras simplesmente não respondiam... Enquanto isso, continuava escrevendo, aprimorando meu talento e sempre revisando e melhorando "O Pássaro". Lá no fundo, algo me dizia que essa era a obra na qual eu precisava investir (mesmo amando meus dois primeiros bebês!). Então, em meados de 2011, voltei a tentar essas editoras. Acabei recebendo mais de uma proposta positiva e me identifiquei com a Novo Século, para publicar através do selo Novos Talentos da Literatura.

Como foi a reação de sua família e amigos ao saber que você está lançando um livro?

Todo mundo ficou eufórico! Aqui em casa, o dia em que recebi o e-mail com a aprovação quase virou feriado rs... Ninguém conseguia se concentrar em mais nada, só no livro! E, quando divulguei nas redes sociais que "O Pássaro" seria publicado, recebi uma cachoeira de elogios, torcida, vibração... muuuito mais do que eu imaginava! É incrível como as pessoas torcem por nós, mesmo sem sabermos! Muita gente que eu nem imaginava me deu, e ainda dá, muito apoio.

Quais são as suas influências para escrever?

Não tenho um escritor, especificamente. Gosto do estilo romântico de Nicholas Sparks, da inteligência de Dan Brown e da irreverência de Sophie Kinsella. Procuro temperar meus textos com um pouquinho de cada um deles! (risos) Mas os gênios que me inspiram, e muito, são Shakespeare (que faz aniversário no mesmo dia que eu!!!) e Walt Disney. As criações da Disney, para mim, são o exemplo mais perfeito de como criar personagens imortais e histórias que o público não se cansa de ver e ouvir, não importa a idade, não importa o tempo.

Quais foram as suas dificuldades para escrever seu primeiro livro?

Não passei por dificuldades, até porque escrever meu primeiro livro (e todos os outros) foi um prazer! Eu sequer pensava em tentar publicar, em ser escritora... escrevia unicamente porque era o que mais tinha vontade de fazer! Mesmo hoje, com a publicação, continuo pensando que jamais vou parar de escrever, não importa o que aconteça. Se for para apenas 1 pessoa ler, ou para 1 milhão, vou escrever com o mesmo amor e com a mesma empolgação!

Fale um pouco do que os leitores encontrarão em O Pássaro?

"O Pássaro" é um romance de época que conta a trajetória de Caroline Mondevieu em busca do seu ideal de ser livre, com direito a todos os obstáculos dignos de uma boa história: perigos, aventura, segredos e a descoberta do amor. Um amor intenso, verdadeiro e proibido. Caroline não tem nada da "mocinha sofredora"; muito pelo contrário, parte com unhas e dentes em direção ao que deseja. Para isso, terá que enfrentar seu pai, o cruel e poderoso barão de Mondevieu, e toda uma sociedade que espera que ela se porte como uma dama, quando sua alma pede exatamente o contrário. O leitor deve se preparar para tocer muito por ela, e também se apaixonar e emocionar profundamente.

Como estão os preparativos para o lançamento?

Estou muito ansiosa por esse momento! Será um sonho realizado. O livro já está na gráfica, no processo da impressão e, em poucas semanas, poderei ver meu Pássaro voando de coração em coração, ouvindo a opinião dos meus leitores, emocionando-me e aprendendo com eles. Em poucos dias, terei a data da tarde de autógrafos agendada, e todos serão muito bem-vindos! Mal posso esperar para ver tudo acontecer, meu sonho concretizar-se diante dos meus olhos.

Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para outros livros?

Sim! A partir da metade do ano, começarei a buscar editora para "Quero ser Beth Levitt" - ao qual, mais uma vez, meu faro de escritora está apontando. Sinto que ele está absolutamente perfeito, é um dos meus trabalhos mais apaixonantes! Em seguida, vou revisar meus dois primeiros romances e lapidá-los, deixando-os dignos de serem lidos pelas pessoas maravilhosas que os terão em suas casas. Agora, quando conseguir um tempo (o que está difícil! risos) vou começar uma nova história que transformará "Corpo & Alma" em uma série bem original, que envolve anjos, almas e humanos!

Deixe um recado para outros jovens que estão ou pensam em escrever um livro.

Teria milhares de coisas a dizer, mas o principal recado é: PERSISTA! Se escrever for o que você realmente quer, deve saber que o caminho não é fácil, mas é muito proveitoso se você souber tirar lições de cada 'não', de cada crítica, de cada dificuldade. Quando a oportunidade da publicação surgir, analise bem antes de aceitar logo de cara - converse com outros autores que já estão nesse caminho, veja o que eles têm a dizer e tome sua decisão. Tenha em mente que você sempre terá pontos a melhorar, e fique atento a isso - seus leitores mostrarão a você, bem como as editoras. Esteja com o coração preparado para ouvir críticas construtivas e, se julgar necessário, use-as - no entanto, saiba distinguir uma crítica construtiva de um comentário infeliz dos tão frequentes "destruidores de sonhos" - pessoas que só dizem o que dizem pelo prazer de cortar seu barato. É o que posso dizer, no momento, pois sei que eu também ainda aprenderei muito :)

Considerações finais.

Valber, agradeço muito o espaço que me cedeu, as perguntas atenciosas e por estar me apoiando tanto na divulgação do meu primeiro trabalho. O começo não é fácil para ninguém, e não importa o quão bom ou original um escritor seja; a parte mais difícil é fazer com que as pessoas o conheçam. Confio em meu trabalho e nesse dom maravilhoso que Deus me deu, e espero, do fundo do coração, emocionar muitas pessoas por todo o Brasil com minhas palavras!


2 comentários:

  1. Obrigada pelo espaço e pela entrevista, Valber! :) Muuuuuuuito sucesso para seu blog!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu AMO A Samanta!!!
    Como ela é fofa!!!
    Já li os dois primeiros capítulos de O Pássaro e ainda não me conformei com a demora em lançar o livro... Eu PRECISO terminar esta história...rsrsrs
    Bjs e Samanta, você vai longe... Muito longe mesmo, e vai conseguir publicar todos os seus livros, principalmente Quero ser Beth Levitt...rsrsrs

    ResponderExcluir