quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

# 2 Resenha - João & Maria


Você acredita em Amor Impossível ?

Maria é bonitinha, intelectual, avessa à badalação e tradicional ao extremo.
João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock.

Ela jamais se aventurou pelos caminhos tortuosos da paixão.
Ele já naufragou pelos mares de um amor fulminante.

Eles não têm nada em comum.
Mas foram feitos um para o outro.

Quer apostar?

*
O que esperar de um romance escrito por Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco?

Já havia lido as sinopses de Apátrida e O arquiteto do esquecimento, mas João & Maria me chamou atenção pela capa, as letras, as cores, tudo uma perfeita harmonia. Quando li a sinopse serviu só para contestar que aquele era um bom livro.

Você começa a leitura e não quer mais parar, os capítulos são bem divididos e quase do mesmo tamanho o que não torna cansativo, você viaja na história, pois o livro narrado pelos protagonistas, João & Maria, em cada capítulo você vê o que Maria achou de um fato e no capítulo seguinte o que o próprio João sentiu, com isso você acaba por passear nas entranhas dos jovens desse romance.

A linguagem também e de chamar muita atenção, os personagens são jovens e usam uma linguagem própria e atual. Confesso que gostei muito do livro e me surpreendi pelo final, mas o que esperar dos autores do O arquiteto do esquecimento e Apátrida. Muita emoção, romance e uma pitada de suspense.

Você acaba por entrar no personagem e sentir tudo que ele está sentindo. Diferente de alguns livros, João & Maria é um romance, mas não daqueles melosos, que chega enjoar, é sim uma história de amor daquelas que realmente existem, onde as pessoas têm que decidir o que realmente quer e aceitar as conseqüências. Uns irão se machucar enquanto outros poderão viver sim, um grande amor.

João & Maria, uma história de um amor impossível?

Quem nunca teve uma paixão e/ou amou alguém e deixou esse sentimento sumir e depois de anos se vê de frente com aquela pessoa e toma aquele susto, em segundos todo o sentimento volta, como se dentro do nosso coração houvesse uma brasa daquele amor e logo aquela fogueira se torna intensa. É assim que Maria se encontra.

Ela é uma adolescente certinha, amava ler, era o tipo de garota intelectual, estava cursando Jornalismo. Seu primeiro interesse por um homem, foi por Lucas namorado de sua irmã, mas o seu coração começou a disparar realmente, quando assistia a um programa de auditório da Banda Polirock, que tinha o João como integrante, começou a cada vez mais ouvir aquela banda e se deliciar com as letras das músicas, mas sempre negando a qualquer um que comentasse sobre a Banda.

Ainda não havia namorado com ninguém, foi quando o estudante Pedro de História da USP resolveu tentar algo com aquela jovem, que apesar de mal-humorada era uma verdadeira princesa. Aos poucos o relacionamento que eles tinham, foi se tornando sério.

João já era o tipo de homem galinha, não por ele queria, mas por ser uma forma de devolver em outras garotas a decepção amorosa que havia tido há algum tempo. Só pensava e vivia para banda. Passado o programa de auditório que a eles ganharam, a carreira da Polirock disparou e eles só tinham tempo para a banda e mais nada.

O tempo passava e Maria apenas ouvia as músicas escondidas da Banda Polirock e se empolgava com a voz de João, em pouco tempo ela recebeu o pedido de casamento de Pedro, entre tudo que acontecia, ela precisava de um tema para o TCC, foi quando seu próprio namorado resolveu apresentar-lhe os integrantes da Polirock para que ela pudesse fazer um trabalho sobre a carreira e sucesso deles. Ela aceitou, mas na primeira vez que eles estiveram frente a frente.

Passei a mão no rosto e percebi que fazia pelo menos três anos que Pedro quebrara meus óculos. Como precisava deles naquele momento! Queria me esconder. Correr para o meu quarto e me trancar. Meu estômago enjoou. Levantei a cabeça e não consegui falar. Foi então que a minha visão escureceu e desmaiei.
-Pg. 54, parágrafo 6

Maria não conseguia aceitar o jeito de João e no  esboço do TCC, metralhou João, esse foi o ápice para o que eles sentiam um pelo outro se tornasse maior.

Desci do carro com a apostila na mão. Estava enrolada como um pergaminho. Minha vontade era fazer Maria engolir aquilo.
- Pg. 221, parágrafo 7

A cada dia, era possível notar o sentimento entre João & Maria, Pedro já começava a se incomodar, quando viu em um programa na MTV, João declarar que estava apaixonado e cantou a música que havia feito para essa garota, logo a ficha caiu, era sua noiva, Maria.

O que aconteceu? Ah, se contar fica sem graça, agora você terá que ler para descobrir o que acontece com esse triângulo amoroso.

 _______________________________________________________________

Créditos:

Livro – João & Maria
Autores – Marcos Bulzara & Ana Paula Bergamasco
Capa – Renato Klisman
Editora – Todas as Falas
Páginas - 192

Como comprar? Clique aqui.

4 comentários:

  1. Ahhhhhh amei!!!!!!!!
    Sucesso certo!
    bjosssssss

    ResponderExcluir
  2. Super gostei dessa resenha. Parabéns ^^

    ResponderExcluir
  3. João e Maria é mesmo super legal, né? *_* Uma delícia de leitura!
    Adorei sua resenha! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda e a sua resenha me deixou com vontade de quero mais...E lá vou eu colocar mais um livro na estante do Skoob (e em breve na da minha sala também, rs).
    Beijos
    Gisele Carmona
    http://giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir